• Alexia Aparecida Rodrigues Brotto

    Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (2006), Especialista em Direito Processual Civil Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (2008), Mestre em Direito Econômico e Socioambiental (com ênfase em Administração da Justiça) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (2010), Doutoranda pela Florida Christian University - Estados Unidos - FCU. Advogada (OAB/PR 44.098) na área cível e empresarial. Professora Adjunta de Direito Empresarial e Direito Processual Civil da Faculdade de Educação Superior do Paraná - FESP-PR. Coordenadora da Pós-Graduação em Direito Processual Civil Contemporâneo da mesma instituição. Professora Adjunta de Direito Processual Civil do Centro Sulamericano de Ensino Superior (Faculdade de Direito de Francisco Beltrão-PR) - CESUL. Membro (licenciada) da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/PR. Membro do Instituto Brasileiro de Justiça - IBRAJUS. Autora de obras e artigos jurídicos. Atualmente dedica-se a pesquisa de temas relacionados às inovações trazidas pelo Projeto de Novo Código de Processo Civil e à perspectiva de um Novo Código Comercial.

  • Amanda Cristina Paulin

    Mestranda em Direitos Fundamentais e Democracia nas Faculdades Integradas do Brasil - UniBrasil. Especialista em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná (2011). Graduada em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (2010). Professora de Direito Civil e Direito Internacional Privado do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Professora de Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito do Consumidor na Faculdade Paranaense - FAPAR. Advogada em Curitiba.

  • Ana Paula Gularte Liberato

    Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), mestrado em Mestrado Em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003), desenvolve doutorado junto à Universidad de La Empresa em Montevidéo/UY. Atualmente é professor adjunto I - tempo integral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Professora da Escola da Magistratura Federal (ESMAFE/PR), Professora das Faculdades Dom Bosco, Professora do Portal Sócioambiental Treinamentos. Coordenadora da Especialização em Direito Ambiental da PUC/PR. Coordenadora Geral do Ordem Mais Cursos e Concursos. Advogada e consultora ambiental - Advocacia Ambiental. Membro conselho editorial - Editora Juruá, revisor de livros - Editora Juruá, membro conselho editorial - Editora Fiuza, consultor ´ad hoc´ - Superior Tribunal de Justiça. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental, Direito Agrário, História do Direito e antropologia jurídica.

  • Ana Paula Mira

    Diretora Geral da Toda Letra, primeira consultoria em Língua Portuguesa da Região Sul do País. Jornalista, consultora em Língua Portuguesa e mestre em Administração. É professora da Universidade Positivo. Ministra cursos de aprimoramento para empresas de todos os segmentos, profissionais liberais de todas as áreas e estudantes, além de aperfeiçoamento para quem atua na área de comunicação.

  • Anderson Furlan

    Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e mestrado em Ciências Jurídico-Econômicas pela Universidade de Lisboa (2009). Atualmente é juiz federal titular - Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito tributário e direito ambiental.

  • André Luiz Bäuml Tesser

    Possui graduação em BACHARELADO EM DIREITO pela Universidade Federal do Paraná (1999). É ESPECIALISTA em Direito e Processo do Trabalho, pela EMATRA IX. Atualmente é professor assistente do Instituto de Desenvolvimento Tuiuti e professor do corpo docente efetivo do Centro de Estudos Jurídicos do Paraná - Curso Prof. Luiz Carlos. Atua principalmente nas áreas de Direito Processual Civil, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Está cursando o Mestrado em Direito do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

  • Andrea Roloff

     

  • Antônio César Bochenek

    Possui graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002). Atualmente é juiz federal - Tribunal Regional Federal da 4ª Região e Doutor pela Universidade de Coimbra/Portugal. Tem experiência na área de Direito e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso à justiça, juizados especiais, poder judiciário, sistema judicial, sociologia do direito, processo civil e competência cível. Presidente da AJUFE.

  • Antonio Claudio Kozikoski Junior

    Doutorando em Direito do Estado pela UFPR; Mestre em Direito pela PUC/PR (2009); Pós-Graduado na Academia Brasileira de Direito Constitucional (2005); Professor de Direito Constitucional no Curso de Direito da PUC/PR (2009-atual); Professor de Direito Constitucional nas Especializações em Direito Processual Civil Contemporâneo da PUC/PR e Direito Constitucional da ABDCONST (2009-atual); Professor de Direito Constitucional no Curso Jurídico (2011-atual);

  • Artur César de Souza

    Juiz Federal Auxiliar da Vice-Presidência do TRF4ª Região Doutor em Direito Processual pela Universidade Federal do Paraná - UFPR Pós-doutor pelas seguintes Universidades:
    Università Statale di Milano - Itália;
    Universidad de Valencia - Espanha;
    Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa - Portugal;
    Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Pesquisador da CAPES Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil - IBDP.

  • Ayrton Lourenço Neto

    Advogado. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Administração Tributária. Professor de Direito Civil, Direito do Consumidor e Direito Internacional Público. Professor da Escola Superior da Magistratura Federal do Paraná - ESMAFE/PR. Parecerista da Revista da Escola Superior de Guerra e do Caderno de Estudos Estratégicos, ambos da Escola Superior de Guerra (ESG) do Ministério da Defesa. Broadcasterof Radio United Nations – NY. Autor dos livros: Direito Civil para Concursos: parte geral. 1ª ed. Curitiba: Iesde Brasil S.A., 2011. v1.; e, Direito do Consumidor para Concurso. 1ª ed. Curitiba: Iesde Brasil S.A., 2011. v1.

  • Bianca Georgia Cruz Arenhart

    Diretora da Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE/PR), Juíza Federal aprovada em 1° lugar no IX Concurso para Juiz Federal Substituto do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professora de Direito Processual Penal da Escola da Magistratura Federal do Paraná ESMAFE/PR.

  • Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk

    Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é Professor Adjunto I nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado) da Universidade Federal do Paraná e Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Graduação e Especialização).

  • Cibele Fernandes Dias

    Advogada Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP (2001) e Doutora em Direito Constitucional pela PUC/SP (2011). Professora de Direito Constitucional da Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE), da Escola da Magistratura Estadual do Paraná (EMAP), da Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (EMATRA), da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (FEMPAR), da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC) e da Escola Superior de Advocacia do Paraná (ESA). Professora Titular de Direito Constitucional, Direitos Humanos, História do Direito, Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e do Núcleo de Arbitragem, Mediação e Negociação (NAMEN) da Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fundação de Educação Superior do Paraná - FESP). Árbitra da Federação das Indústrias do Estado Paraná (FIEP). Assessora Jurídica da Assembléia Legislativa do Paraná (2003-2007). Superintendente Jurídica da Companhia de Habitação do Paraná (2008-2011). Assessora Jurídica da Casa Civil da Governadoria do Paraná (2011). Secretária Executiva Adjunta da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2011-2012). Professora de Direito Constitucional da Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013). 

  • Cláudia Francisca Silvano

    Graduada em direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2003) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1989). É pós-graduada em Direito Civil e Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é coordenadora do PROCON/PR, Professora da disciplina Direito do Consumidor na Faculdade Dom Bosco.

  • Cláudio Smirne Diniz

    Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Mestrado (2007) e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Atualmente é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná. Professor de Direito Administrativo. Tem experiência na área do Direito Administrativo.

  • Clayton de Albuquerque Maranhão

    Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, pesquisador da Universidade Federal do Paraná e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Desenvolve atividade acadêmica na área do Processual Civil, com ênfase nas vias de acesso à Justiça e nas técnicas de prestação jurisdicional efetiva.

  • Clênio Schulze

    Juiz Federal. Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho. Nacional de Justiça - CNJ (2013/2014). Coordenador do Comitê Executivo. Nacional do Fórum da Saúde do CNJ (2013/2014). Membro do Comitê. Executivo do Fórum Nacional da Saúde do CNJ, em Santa Catarina. Professor da Escola da Magistratura Federal de Santa Catarina.

  • Daniel Machado da Rocha

    Juiz Federal desde 1996. É Membro da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais, Seção do Rio Grande do Sul. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS. Professor Coordenador do Curso de Especialização em Direito Previdenciário da ESMAFE/RS, Leciona como professor convidado em cursos de especialização. Foi Diretor-Geral da Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE/RS). É autor das obras: Comentários à Lei de Benefícios da Previdência Social (11 ed., 2012), e o Direito Fundamental à Previdência Social (2004), publicadas pela Livraria do Advogado. Coordenou pela Editora Conceito a obra: Comentários à Lei do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União (2ªed.). Escreveu, ainda, vários artigos em revistas especializadas e livros coletivos.

  • Décio José da Silva

    Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1988) e Mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Atualmente é professor no Curso de Graduação em Direito da Universidade Norte do Paraná (Unopar) e do Curso de Especialização em Direito na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua ainda como Juiz Federal em Londrina. 

  • Deltan Dallagnol

     

  • Eduardo Oliveira Agustinho

    Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), Especialização em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica da Paraná (2000), Mestrado em Integração Latino - Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Doutorado em Direito Econômico e Socioambiental na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Foi Pesquisador Visitante na Univesidade Paris I - Panthéon-Sorbonne (2010). É Advogado em Curitiba e atua principalmente no ramo do Direito Empresarial e Econômico. Coordena o Núcleo de Transferência de Tecnologia da Agência PUC, na PUCPR. É professor de Direito Empresarial no Curso de Graduação em Direito da PUCPR e leciona em Cursos de Pós-Graduação lato sensu na PUCPR, UniCuritiba, FEMPAR e ABDCONST. 

  • Eduardo Talamini

    Livre-docente em direito processual na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP. Mestre e Doutor em Direito Processual também pela USP. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor adjunto de direito processual civil da Faculdade de Direito da UFPR. Advogado, sócio da Justen, Pereira, Oliveira e Talamini - Soc. de Advogados. Coordenador do curso de pós-graduação em direito processual civil do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Vice-presidente da Câmara de Arbitragem da Federação das Indústrias do Paraná (CAIEP). Autor dos livros Tutela monitória, Tutela relativa aos deveres de fazer e de não fazer, Curso avançado de processo civil, Coisa julgada e sua revisão, Direito processual concretizado, Parcerias Público-Privadas: um enfoque multidisciplinar (coord.) e Arbitragem e Poder Público (coord.), bem como de diversos artigos sobre direito processual, constitucional e arbitragem. 

  • Emerson Costa Lemes

    Contador e Consultor Trabalhista e Previdenciarista Membro-fundador do Observatório de Gestão Pública de Londrina Tesoureiro e Diretor de TI do IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário 1º Tesoureiro da APEPAR - Associação dos Peritos, Avaliadores, Mediadores, Conciliadores, Árbitros, Intérpretes e Interventores do Paraná Autor da obra Atividades Concomitantes ou Simultâneas na Previdência Social:
    Regras e Teses Revisionais no RGPS (Juruá Editora, 2015).
    Autor do Manual dos Cálculos Previdenciários: Benefícios e Revisões (Juruá Editora, 2011, 2ª edição).
    Autor da obra Cálculos de Liquidação de Sentença Previdenciária (Juruá Editora, 2013).
    Membro do Grupo de Estudos GESUL.

  • Estefânia Maria de Queiroz Barboza

    Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese de 2012 pela tese Stare Decisis, Integridade e Segurança Jurídica: reflexões críticas a partir da aproximação dos sistemas de common law e civil law Sua tese de doutorado foi escolhida como a melhor de 2011 do PPGD da PUC-PR. Doutora e Mestre em Direito pela PUCPR, com estágio doutoral (doutorado sanduíche) e bolsa CAPES na Osgoode Hall Law School (York University). Professora do Departamento de Direito Público da Universidade Federal do Paraná. Professora de direito constitucional dos cursos de graduação e mestrado na UniBrasil. Parecerista da Revista DireitoGV. Foi Coordenadora Geral do Curso de Direito da UniBrasil no período de fevereiro de 2009 à fevereiro de 2012. Foi professora convidada da Università degli Studi di Palermo nos anos de 2012, 2013 e 2014. É conselheira suplente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: constitucional, previdência, direitos fundamentais, direitos humanos, democracia, jurisdição constitucional, judicialização da política, precedentes e common law.

  • Fábio André Guaragni

    Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1992), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Doutorado em Direito das Relações Sociais, com ênfase em Direito Penal, pela Universidade Federal do Paraná (2002). Realizou estágio Pós-Doutoral na Università degli Studi di Milano (2012).

  • Fabricio Bittencourt da Cruz

    Magistrado Instrutor no Supremo Tribunal Federal. Juiz Federal Substituto. Ex-Promotor de Justiça. Professor de Direito Constitucional e de Direito Processual Constitucional na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor de Direito Constitucional na Escola da Magistratura do Paraná. Professor de Direito Processual Constitucional na Escola da Magistratura Federal do Paraná. Doutorando em Direito do Estado na Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito Socioeconômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional. Especialista pela Escola do Ministério Público do Paraná. Pós-graduado pela Escola da Magistratura do Paraná. Vice-diretor da ESMAFE/PR biênio 2016 / 2018.

  • Felipe Hasson

    Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba; Mestre em Direito pelas Faculdades Integradas do Brasil; Doutorando em Direito Civil pela Universidade Federal do Paraná. Professor de Mediação e Arbitragem e Direito Internacional Privado do UniCuritiba. Professor de Direito Internacional Privado da Escola da Magistratura Federal do Paraná. Professor de Direito Internacional Privado, Meios Adequados de Resolução de Conflitos e Direito Econômico da Universidade Tuiuti do Paraná (Licenciado). Indicado ao Diploma em Direito Internacional Privado da Hague Academy of International Law (2015). Árbitro integrante da lista de árbitros da ARBITAC-PR e da CAM-FIEP. Advogado Sócio - Hasson Advogados, com experiência na área de Direito Privado, com ênfase em Arbitragem, Direito Internacional, Direito Civil, e Direito Empresarial.

  • Fernando Knoerr

    Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Foi Professor substituto da Universidade Federal do Paraná, Coordenador do Escritório de Prática Jurídica do Curso de Direito e Vice-Procurador-Geral da mesma Universidade, Professor Titular de Direito Eleitoral da Unicuritiba, Titular de Ciência Política da Unibrasil, Titular de Ciência Política da Unifoz. Foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e Diretor Administrativo do Instituto dos Advogados do Paraná. Foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná no biênio 2009/2011 e membro da Comissão de Direito Eleitoral e Reforma Política do Conselho Federal da OAB. É Professor do Programa de Mestrado em Direito do UNICURITIBA. Professor de Direito Eleitoral da Escola da Advocacia da OAB Seccional Paraná, Professor de Direito Administrativo da Escola da Magistratura do Paraná e da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná. É Membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, do Instituto Paranaense de Direito Administrativo, do Instituto Catarinense de Estudos Jurídicos, do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral e do Instituto dos Advogados do Paraná. É Professor Benemérito da Faculdade de Direito UNIFOZ e Patrono Acadêmico do Instituto Brasileiro de Direito Político.

  • Fernando Quadros da Silva

     

  • Flávio Bortolozzi Junnior

     Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) e mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2008). Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Parana. Atualmente é professor tempo integral da Universidade Positivo, professor da Faculdades Integradas do Brasil, e professor da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Professor de Direitos Humanos na Escola Superior de Policia Civil do Paraná. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Criminologia e Sociologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito, Teoria Crítica, Criminologia, Sociologia Jurídica; teorias críticas do direito e crítica do direito penal. Advogado. Membro da Academia Brasileira de Sociologia do Direito (AbraSD)

  • Flavio Cruz

    Juiz Federal, graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná - UFPR (colação de grau em 2000); especialista em Direito Tributário pela Faculdade de Direito de Curitiba (2000) e mestre em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atua, desde agosto de 2.002, como Juiz Federal Substituto em Curitiba/PR (aprovado em 3º lugar geral). Desde 2.006 exerce a jurisdição na 2ª Vara Federal Criminal, Subseção de Curitiba (Vara especializada em crimes contra o Sistema Financeiro e de lavagem de dinheiro). Em 2.007, publicou o livro Tratamento do erro em um Direito Penal de bases democráticas pela editora Sérgio Fabris. Aprovado no vestibular da UFPR, bacharelado em física (curso momentaneamente suspenso). Interessa-se pelas seguintes áreas: Direito Penal, Filosofia do Direito e da Linguagem, Criminologia Crítica, Direito Constitucional.

  • Gabriel Schulman

    Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Positivo (UP). Doutorando em Direito pela UERJ. Mestre e Bacharel em Direito pela UFPR. Especialista em Direito da Medicina pela Universidade de Coimbra. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Imobiliário e da Especialização em Direito e Saúde da Universidade Positivo. Integrante do Colegiado do Curso de Graduação da Universidade Positivo e do Núcleo Docente Estruturante. Professor convidado dos cursos de Pós-Graduação em Direito da Universidade Positivo, Escola Superior da Magistratura Federal do Paraná, Escola Superior da Advocacia, Faculdade Hospital Pequeno Príncipe e Academia Brasileira de Direito Constitucional. Pesquisador do Grupo de Estudos de Direito civil do Programa de Pós-Graduação em Direito Civil da Universidade Federal do Paraná. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Positivo.Autor do livro: \"Planos de Saúde: Saúde e Contrato na Contemporaneidade\" e autor de diversos artigos na área da saúde. Advogado. Atua principalmente nos seguintes temas: Direito Contratual, Saúde e Direito, Direito do Consumidor, Direito Civil-Constitucional, Intervenção estatal. :: Advogado em Schulman Advocacia. Membro da Comissão de Direito da Saúde da OAB/PR.

  • Guilherme Roman Borges

    Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito na USP, com estágio doutoral anual na Faculdade de Filosofia da Universidade de Patras-Grécia. Bolsista e visitante no Instituto Max Planck de História do Direito Europeu de Frankfurt e visitante no Instituto Max Planck de Direito Penal Estrangeiro e Internacional de Freiburg-Alemanha. Pesquisador-Visitante na Faculdade de Direito de Bolonha-Itália. Mestre em Sociologia do Direito e Bacharel em Direito na UFPR. Professor Substituto de Teoria do Direito na UFPR. Ex-Professor assistente de Economia e Direito Econômico na Universidade Positivo. Ex-Juiz Federal Substituto no TRF3. Juiz Federal Substituto no TRF4.
    TRF3. Juiz Federal Substituto no TRF4.

  • Gustavo Osna

     

  • Hélcio Kronberg

    Mestre, Especialista e Bacharelado em Direito e Administração
    Pós-Graduação: 2000 - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) RS
    Mestrado Acadêmico em Direito - Integração Latino-Americana
    Pós-Graduação: 2000 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Mestrado Acadêmico em Administração - Mudança e Estratégia Organizacional
    Pós-Graduação: 2004 - UNICURITIBA (PR) - Curso de Pós-graduação em Ciências Criminais
    Pós-Graduação: 2001 - Pontifícia Universidade Católica (PR) - Curso de extensão do Mestrado de Direito: Prática dos Contratos Internacionais
    Pós-Graduação: 1999 - ISAE/FGV (FGV) - EBAP - Escola Brasileira de Administração Pública Especialização em Direito Econômico e Empresarial
    Graduação: 1992 - Universidade de São Paulo (FEA-USP) - Bacharel em Ciências Contábeis
    Graduação: 1988 - Escola de Administração de Empresas de São Paulo EAESP - da Fundação Getúlio Vargas (FGV) - Bacharel em Administração de Empresas. Áreas de Concentração: Finanças, Recursos Humanos e Administração da Produção.
    Graduação: 1989 - Pontifícia Universidade Católica (SP) - Bacharelado em Economia; Graduado: 1999 - Universidade Tuiuti do Paraná (PR) - Bacharelado em Direito.
    Livros Publicados (Editora Hermus)

  • Ilton Robl

    Doutor (2012) e Mestre (2008) em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realizou Pós-Doutorado (1 Semestre de 2015) em Direito Constitucional no Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisador Visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Toronto - Canadá (2012) e do Max Planck em Heidelberg - Alemanha (2013). Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UFPR e do Programa de Mestrado em Direito da UPF. Diretor da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst).

  • Inezil Penna Marinho Junior

    Juiz Federal Substituto vinculado ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Mestre em Ciências Criminais (PUC/RS), Mestre em Argumentação Jurídica (U. Alicante / Espanha) Especialista em Ciências Penais (PUC/RS). Foi bolsista do Programa de Bolsas de Mestrado e Doutorado da PUCRS - PROBOLSAS/CNPq. Professor de Direito Penal e Direito Processual Penal. Pesquisa nos temas: Crime e punição nas Sociedades Complexas, Poder punitivo e Garantias no Estado Democrático de Direito, Criminalidade Transnacional e Cooperação Internacional em Matéria Penal.

  • Jeffrey Chiquini

     

  • João Batista Lazzari

    Juiz Federal Presidente da 3ª Turma Recursal dos JEFs de Santa Catarina. Juiz da Turma Regional de Uniformização dos JEFs da 4ª Região (TRU/4) e da Turma Nacional de Uniformização dos JEFs (TNU). Mestre e Doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) em Regime de tutela/Dupla Titulação com a Universidade de Perugia (Itália). Professor de Direito Previdenciário da Escola Superior da Magistratura Federal e da Magistratura do Trabalho em Santa Catarina. Professor em Cursos de Pós-Graduação em Direito Previdenciário. Coautor das obras: Manual de Direito Previdenciário (17. ed., 2015) e Prática Processual Previdenciária (6. ed., 2015), ambas pela Editora Forense. 

  • João Marcelino Soares

    Advogado. Servidor Público do Instituto Nacional do Seguro Social INSS (Chefe de Seção de Benefícios e Gerente Substituto em APS 2014/2015). Especialista em Direito Previdenciário e Processual Previdenciário pela PUC/PR. Bacharel em Direito pela PUC/PR. Professor em cursos de pós-graduação e preparatório para concursos públicos. Palestrante e autor de livros e artigos sobre Direito Previdenciário

  • João Pedro Gebran Neto

    Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 4a. Região. Membro do Comitê Executivo do Fórum Nacional da Saúde do CNJ. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduado em Ciências Penal e Processual Penal pela Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (UniCuritiba). Ex-Promotor de Justiça no Estado do Paraná. Ex-Coordenador do Comitê Executivo da Saúde do Fórum Nacional da Saúde do CNJ, no Paraná (2011-2014). 

  • Jordão Violin

    Doutorando e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2011, com dissertação aprovada com nota máxima. Especialista em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE-PR) em 2008, com monografia aprovada com nota máxima. Graduado pela UFPR em 2007, com monografia aprovada com nota máxima.

    Autor dos livros:Protagonismo Judiciário e Processo Coletivo Estrutural (2013) e Ação Coletiva Passiva: Fundamentos e Perfis (2008), edição esgotada. Autor de diversos artigos publicados em livros e revistas jurídicas, além de artigos premiados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

    Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Membro do Grupo de Pesquisa em Arbitragem da PUC-PR. Membro do Grupo de Pesquisa em Constitucionalismo e Democracia da PUC-PR. Membro da Comissão de Advocacia Pública da OAB-PR.

  • José Antonio Savaris

    Juiz Federal da 1º Juizado Especial Federal de Curitiba. Coordenador e Professor do Curso de Pós-Graduação em Direito Previdenciário e Processual Previdenciário da Escola da Magistratura Federal do Paraná. Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica - Mestrado e Doutorado, UNIVALI. Doutor em Direito da Seguridade Social pela Faculdade de Direito de São Paulo (USP). Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002). Possui Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991) É autor de “Direito Processual Previdenciário”, do “Manual de Recursos nos Juizados Especiais Federais” (Juruá Editora), e autor de “Uma Teoria da Decisão Judicial da Previdência Social: contributo para a superação da prática utilitarista (Conceito Editorial).

  • Juliana Pondé Fonseca

    Doutoranda em Direito na Universidade Federal do Paraná, na área Direito das Relações Sociais, linha de pesquisa Direito, Tutela e Efetividade. Pesquisadora Visitante na Yale Law School (EUA - Programa Doutorado Sanduíche no Exterior). Bolsista da CAPES - PROEX. Possui graduação e mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2008 e 2011, respectivamente). Professora universitária e professora de cursos de Pós-Graduação em Processo Civil. Desenvolve pesquisas no Núcleo de Estudos Filosóficos (NEFIL). Interessada em temas que envolvem a efetividade do Judiciário e do Processo Civil.

  • Laercio Cruz Uliana Junior

    Advogado. Mestrando em Direitos Fundamentais e Democracia pelo UniBrasil - Centro Universitário do Brasil. Professor de Legislação Aduaneira, na Uninter. Coordenador do Grupo de Pesquisa de Direito Marítimo da ABDConst - Academia Brasileira de Direito Constitucional. Professor de Direito Internacional, Constitucional e Processo Civil na Universidade Tuiuti do Paraná. Ex-Chefe de Gabinete de Desembargador. Pós-Graduado em Direito Marítimo e Portuário pela UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (2013) e, em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Business School - Centro Universitário Franciscano, com ênfase em Comércio Exterior(2012) Graduado em Direito pela UniBrasil - Faculdades Integradas do Brasil.(2010) Analista de SISCOSERV - GPS Consult (2015).

  • Leandro Cadenas Prado

    Juiz Federal. Aprovado em 1º lugar, exerce suas atribuições na 3ª Vara Federal Criminal de Foz do Iguaçu/PR. É Instrutor da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda (ESAF/MF) e professor de Direito Constitucional, Administrativo e Penal, ministrando aulas em cursos preparatórios para concursos públicos em diversos estados do país, como SP, RJ, PR, MS, PE, RS, CE, RN, PI, AM e PA. É autor, entre outros, dos seguintes livros: Servidores Públicos Federais - Lei nº 8.112/90, 9ª edição, Licitações e Contratos - Lei nº 8.666/93, 3ª edição, Resumo de Direito Penal - Parte Geral, 4ª edição, Provas Ilícitas, 2ª edição, todos pela Editora Impetus. É coautor do livro Ética na Administração Pública, 4ª edição, pela Editora Campus/Impetus, e 1001 Questões Comentadas de Direito Administrativo do CESPE, 2ª edição, pela Editora Método. É, ainda, autor dos Resumos de Direito Constitucional, 10ª edição, Direito Administrativo, 7ª edição, Direito Penal, 3ª edição, Direito Tributário, 3ª edição, STF para Concursos, 5ª edição, e Direito Penal - CESPE - Série Questões Comentadas, todos pela Editora Método. Aprovado também em diversos outros concursos, como juiz de direito (1º lugar), Auditor-Fiscal da Receita Federal (2º lugar) e defensor público federal.  

  • Leandro Paulsen

    Desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Doutor em Direitos e Garantias do Contribuinte pela Universidade de Salamanca. Mestre em Direito do Estado e Teoria do Direito (UFRGS). Professor de Direito Tributário da PUCRS.

  • Lourival Barão Marques Filho

    Juiz do Trabalho desde 2005. Mestre em Direito (PUC/PR). Coordenador da Escola Judicial do TRT/PR (biênio 2014/2015).

    Professor de Direito Material e Processual do Trabalho da Escola da Magistratura do Trabalho da 9ª Região (EMATRA-IX), Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST) e do Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS).

  • Luciana Pedroso Xavier

    Doutoranda e Mestre em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Professora substituta da Universidade Federal do Paraná - UFPR, lotada no curso de Tecnologia em Negócios Imobiliários, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Professora do UNICURITIBA, da Universidade Positivo (UP) e do Curso Preparatório Professor Luiz Carlos. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Participante do grupo de estudos em Direito Civil-Constitucional Virada de Copérnico. Membro da Comissão de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná. Vice-Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/PR. Advogada.

  • Luiz Rodrigues Wambier

    Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1977) , mestrado em Direito das Relações Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1990) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) . Atualmente é da Ordem dos Advogados do Brasil, Membro de corpo editorial da Revista CEJ (Brasília), Membro de corpo editorial da Revista Jurídica Uniandrade, Membro de corpo editorial da Gênesis. Revista de Direito Processual Civil, Membro de corpo editorial da Revista de Processo, Professor do Centro de Extensão Universitária, Conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, Membro de corpo editorial da Revista Jurídica (Porto Alegre), Membro de corpo editorial da Aporia Jurídica, Membro de corpo editorial da Revista Jurídica Mater Dei, Membro de corpo editorial da Revista Jurídica da Faculdade União, Membro de corpo editorial da Revista do programa de pós graduação em Direito da Univ. Federal da Bahia, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Direito Processual - RBDPro, Consultor da The American Law Institute, Membro do Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal, Membro do Instituto Panamericano de Derecho Procesal, Árbitro de Referência da CAIEP da Cãmara de Arbitragem das Indústrias do Paraná, Professor Titular da Universidade Paranaense, Advogado Associado da Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica S/C Ltda, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e Membro de corpo editorial da Revista dos Tribunais (São Paulo. Impresso). Tem experiência na área de Direito , com ênfase em Direito Público. 

  • Manoel de Oliveira Franco Sobrinho

    Doutor e Mestre em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-graduado em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar Filho. Pós-Graduado em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Vencedor do Prêmio Iberoamericano de Direito Administrativo - “Prof. Manoel de Oliveira Franco Sobrinho”. Membro do Instituto de Jovens Juristas Ibero-americanos. Diretor Executivo do Instituto Paranaense de Direito Administrativo – IPDA. Professor convidado da Universidade de La Plata – ARGENTINA. Professor convidado da Universidade de San Nicolas de Hidalgo – MÉXICO. Professor convidado da Escola de Gestão Pública Gallega – ESPANHA. Professor convidado do “Centro Studi Giuridici Latinoamericani” – ITÁLIA. Professor de graduação na Universidade Positivo. Professor da pós graduação do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar Filho e Universidade Positivo. Autor das Obras: “Processo Administrativo e Controle da Atividade Regulatória” (Ed. Fórum) . “Sistema de Controle Interno: uma perspectiva do modelo de gestão pública gerencial” (2ª edição. Ed. Fórum). Coordenador e co-autor de várias obras jurídicas (mais de 8 no total), dentre as quais: “Direito Administrativo Contemporâneo – estudos em memória ao professor Manoel de Oliveira Franco Sobrinho”. BACELLAR FILHO, Romeu Felipe; MOTTA, Paulo Roberto Ferreira; CASTRO, Rodrigo Pironti Aguirre de. (Coordenadores). Belo Horizonte: Ed. Fórum. 2005; Serviços Públicos – estudos dirigidos. Ed Fórum (2007). Coordenador da Obra Lei de Responsabilidade Fiscal: estudos em comemoração aos 10 anos da LC 101/00. Editora Fórum. Sócio da banca Pironti Advogados: www.pirontiadvogados.com.

  • Marcelo Lebre

    Advogado. Especialista em ciências criminais e Mestre em direitos fundamentais e democracia. Professor do curso de graduação em Direito da UniBrasil e da pós-graduação da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Professor da Escola da Magistratura Federal (ESMAFE/PR), da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), da Escola do Ministério Público do Paraná (FEMPAR) e da Escola da Magistratura do Trabalho (EMATRA-IX). Professor do Centro de Preparação Avançada para Concursos (CPA-Concursos) e de vários cursos preparatórios em todo o país. Autor de várias obras jurídicas pela Editora Aprovare.

  • Marcio Hollweg

    Tecnologia da Informação - UNESUL Matemática - UFPR Professor há 16 anos de Informática e TI.

  • Marcos Josegrei

    Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal. É juiz federal.

  • Marcus Bittencourt

    Advogado da União.
    Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
    Palestrante.
    Coordenador da Pós-Graduação em Administração Pública Gerencial pelo INFOCO.
    Professor da Universidade Positivo, do Damásio Educacional, do Curso Jurídico e da Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE/PR).
    Professor e Membro do Corpo Científico do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar.
    Membro do Instituto dos Advogados do Paraná.
    Membro do Instituto Paranaense de Direito Administrativo.
    Autor dos Livros
    Manual de Direito Administrativo, 6ª edição,(2015),
    Controle das Concessões de Serviço Público (2006),
    Curso de Direito Constitucional 2ª edição (2008),
    Estudos de Direito Público (2008),
    Mandado de Segurança (2010), todos pela Editora Fórum de Belo Horizonte.
     

     

  • Maria Rafart

    Mestre em Psicologia Forense. Obras publicadas: “Contraponto” (Ed. Mandruvá, São Paulo, Brasil, 1999); “Nós Outros” (Ed. Mandruvá, São Paulo, Brasil, 1999); “Depois da Tempestade-Guia da Mulher Separada” (Ed. Esfera, São Paulo, Brasil, 2001); revistas Sagarana e Vibrisse, Itália, 2002; participação de texto no livro “ È da tanto che volevo dirti” (coletânea de Giulio Mozzi e Giuseppe Caliceti, Ed. Einaudi, Milano, Italia, 2002), “Guia do Sucesso da Mulher Separada” (Ed. Elevação, São Paulo, Brasil, 2002), O Sucesso para Homens e Mulheres (Ed. Autor, Curitiba, Brasil, 2005).

  • Matilde de Paula Soares

    Analista Judiciária, Oficial de Justiça, Avaliadora Federal, autora da obra Manual Prático-Teórico do Oficial de Justiça - Avaliador Federal e Estadual - Atualizações de Acordo com as Novas Reformas do Processo Civil. - 2ª Edição - Revista e Atualizada.

  • Mauricio Moscardi Grillo

    Ingressou na Policia Federal no ano de 2005, estando há 12 anos no Departamento de Policia Federal. Neste período estive lotado nas Superintendências de Policia Federal em São Paulo, Superintendência de Policia Federal no Acre e Superintendência de Policia Federal no Paraná. Ocupou as funções de Chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes no Estado do Acre do ano de 2009 a 2012. Em 2012 passou a ocupar a função de Delegado Regional de Combate ao Crime. Organizado no Estado do Acre, função que exerceu até janeiro de 2014. Em janeiro de 2014 foi removido de oficio para Superintendência de Policia Federal no Paraná. Na Superintendência de Policia Federal no Paraná, no ano de 2014, passando a ocupar a função de chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários. No ano de 2015 passei a ocupar a função de Supervisor do Grupo de Investigações Sensíveis e Especiais em Curitiba, vinculado diretamente a Coordenação Geral de Polícia de Repressão a Entorpecentes. No mesmo ano, foi indicado e passou a ocupar a função de chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes em Curitiba/PR, função que acumulou com a Supervisão do Grupo de Investigações Sensíveis e Especiais em Curitiba. Durante toda a operação Lava Jato, desde seu início, foi o encarregado da realização do planejamento operacional de todas as fases executadas. Desde março de 2016 passou a ocupar com exclusividade a função de Coordenador Adjunto da Operação Lava Jato e substituto do Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado. Dentre os trabalhos executados em Operações Policiais da Policia Federal destacam-se: “Operação G7”: atuava como coordenador. Tal operação tinha por objetivo o combate a corrupção e desvios de recursos públicos no Estado do Acre. Operação Conexão Amazônia: Desmantelamento de organização criminosa vinculado ao tráfico internacional de drogas onde foram efetuadas 40 prisões de traficantes e apreensão de 1.5 toneladas de cocaína. Operação Lava Jato: Combate a corrupção e desvios de recursos públicos ainda em andamento nesta Superintendência Regional.

  • Mauro Sérgio Rocha

    Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2009). Mestre em Direito Civil pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Professor de Direito Processual Civil da Fundação Escola do Ministério Público; do Centro de Estudos Jurídicos do Paraná; da UNICURITIBA e da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Ex-professor concursado da UEM (2000). Ex-professor concursado da UEPG (2001). Promotor de Justiça no Estado do Paraná (1995). Vice-Presidente da Fundação Escola do Ministério Público (2013/2014)

  • Mayta Lobo

     

  • Melissa Folmann

    Advogada, Diretora científica do IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Membro do Conselho Deliberativo da OABPREV/PR, Conselheira da OAB/PR, Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/PR, Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/PR, Membro Do Conselho Científico de Tributação da Associação Comercial do Paraná, Professora da ESMAFE (Escola da Magistratura Federal do Paraná) e da graduação da PUCPR, Professora do Aprova Concursos, do Damásio e do Curso Jurídico, Coordenadora da Pós-Graduação da PUCPR em Direito Previdenciário e Processo Previdenciário Aplicado, Mestre em Direito pela PUCPR, Membro do Conselho Editorial da Juruá Editora, Coordenadora da Revista Brasileira de Direito Previdenciário da LexMagister, Membro Honorário do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), Associada Benemérita do IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, autora de diversas obras e artigos, atuação como parecerista em diversos processos de repercussão junto ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça. 

  • Nicolau Konkel Junior

    Juiz Federal em Curitiba, possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Rondônia(1993), especialização em Especialização em Direito Tributário e Processual pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(1997), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná(2001), aperfeicoamento em Direito Administrativo - Controle da Admin Pública pela Faculdade de Direito de Curitiba(1996) e aperfeicoamento em Estudos Superiores em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(1995). 

  • Nivaldo Brunoni

    Ex-Promotor de Justiça no Estado do Paraná; Juiz Federal da 3ª Vara Criminal Federal de Curitiba; Especialista em Direito Penal pela Universidade de Brasília (UnB); Doutorando pela Universidade Autônoma de Madri; Professor de Direito Penal junto a Escola da Magistratura Federal do Paraná; co-autor do livro: Águas – Aspectos Jurídicos e Ambientais.

  • Nourmirio Bittencourt Tesseroli Filho

    Bacharel em Direito. Advogado e Professor Universitário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR, com atuação na graduação e pós-graduação. Especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (IBEJ). Ex-Assessor Jurídico no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Ex-Procurador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Pró-Reitoria Administrativa). Professor em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos e Exame de Ordem (presenciais e à distância). Escritor e Palestrante. Colaborador do Jornal Gazeta do Povo – Direito & Justiça. Coordenador Pedagógico no Centro de Estudos Jurídicos do Paraná – Curso Luiz Carlos. Autor da obra 1001 Questões Comentadas de Direito Processual Penal – CESPE, 3ª edição.

  • Pablo Gonçalves e Arruda

     Advogado, inscrito na OAB/RJ sob o n 114.989, Pós-graduado em Direito do Consumidor PUC-RJ. Coordenador do Núcleo de Direito Empresarial do IBDN (Instituto Brasileiro de Direito dos Negócios). Sua atividade profissional como advogado e jurista tem motivado, ainda, sua destacada atuação como Docente. Professor de direito societário do LL.M Master of Laws (legum magister) do IBMEC-RJ. Expositor de importantes escolas oficiais de formação, tais como a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), a Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE/PR), a Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ), a Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FEMPERJ), a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (FESUDEPERJ). Professor convidado da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), Damásio de Jesus, Gama Filho, Estácio de Sá, UniverCidade em cursos de pós-graduação em nível de especialização.

  • Paula Pessoa Pereira

    Doutoranda e Mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2013). Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Federal da Bahia (2009). Graduação em Direito pela Faculdade Ruy Barbosa (2007). Membro do Instituto de Processo Comparado. Desenvolve pesquisas no Núcleo de Direito Processual Civil Comparado e Núcleo de Pesquisa Constitucionalismo e Democracia, ambos vinculado à Pós-graduação em Direito da UFPR. Têm enfâse na área de Direito Público.

  • Paulo Mario Lopes Machado

    Leiloeiro Público Oficial - Formação em Direito no ano 1992, pela Faculdade de Direito de Joinville.

    Pós Graduado em Direito de Processo Cível no ano de 2003, pelo Instituto de Ciências Jurídicas de Santa Catarina

    Nomeado em 1987 - Preposto do Leiloeiro Artur Henrique Carstens, atuando até 1999 quando então foi nomeado Leiloeiro Oficial de Santa Catarina.

    Ocupa o cargo de Diretor Financeiro do Sindicado dos Leiloeiros Públicos Oficiais dos Estados Paraná e Santa Catarina - SIND/LEILÃO, estabelecido em Curitiba-PR.

    Delegado da Associação Brasileira dos Leiloeiros Públicos Oficiais.

    Pertence como membro da Associação de Corretores e Arrematadores dos paises ligados ao Mercosul

  • Paulo Osternack Amaral

    Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2004). Advogado. Especialista em Direito Processual Civil (2005). Doutor em Direito Processual Civil pela USP (2015). Mestre em Direito Processual Civil pela USP (2010). Advogado associado do escritório Justen, Pereira, Oliveira e Talamini - Sociedade de Advogados. Professor de Direito Processual Civil no Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (Curitiba-PR). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e do Comitê Brasileiro de Arbitragem - CBAr. Autor das obras; Provas: atipicidade, liberdade e instrumentalidade; (RT, 2015) e Arbitragem e Administração Pública (Fórum, 2012).

  • Paulo Ribas

     

  • Paulo Sérgio Ribeiro

    Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é juiz federal substituto - Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional

  • Paulo Victor Nazário Sermann

    Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2008). Professor de Direito Previdenciário em cursos preparatórios para Concursos Públicos e Processo Administrativo em Cursos de Capacitação Profissional. Técnico do Seguro Social 2004/2011. Supervisor Operacional de Benefícios (2004/2006). Gerente da Agência da Previdência Social de Atendimento das Demandas Judiciais (2006/2008). Gerente da Agência da Previdência Social de Campo Largo (2008/2011). Membro da equipe de desenvolvimento do Processo Eletrônico da Previdência Social - e-Recursos (2011/2013). Conselheiro da 16ª Junta de Recursos do Paraná (2012/2013). Presidente da Câmara de Julgamento no Paraná, órgão do Conselho de Recursos da Previdência Social (2013, atualmente). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Previdenciário, Constitucional e Administrativo.

  • Renato César Albergoni

    Advogado, professor de Direito, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Coordenador Pedagógico da Escola da Magistratura Federal do Paraná ESMAFE-PR e Assessor Jurídico da Associação Paranaense dos Juízes Federais – APAJUFE.  

  • Ricardo Calderón

    Mestre em direito civil pela UFPR. Pós-graduado em Direito Processual Civil e em Teoria Geral do Direito. Coordenador da especialização em Direito das Famílias e Sucessões da Academia Brasileira de Direito Constitucional-ABDConst. Professor dos cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas – FGV/ ISAE Curitiba, da Universidade Positivo, da ABDConst e da ESMAFE. Pesquisador do Grupo de estudo de Direito Civil – Virada de Copérnico, vinculado ao PPGD-UFPR. Membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/PR. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Civil. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFam. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP. Sócio do escritório Calderón Advogados. Advogado militante desde 1998. Autor do livro Princípio da Afetividade do Direito de Família (Rio de Janeiro: Renovar, 2013) e de diversos artigos jurídicos.

  • Ricardo Rachid

    Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor titular da Faculdade Dinâmica das Cataratas, professor temporário da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Juiz Federal de 1a instância vinculado ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região e professor da Escola da Magistratura do Paraná. Tem experiência na área de Direito Penal, com ênfase em Direito Penal Tributário.

  • Roberson Henrique Pozzobon

    Professor de Direito Penal na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e na Faculdade Campo Real (Guarapuava/PR). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007). Atualmente é Procurador da República em Curitiba/PR.

  • Rodrigo Duarte Damasceno Ferreira

    Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Especialista em Direito Penal e Crimininologia pelo ICPC/UFPR. Professor de Direito Penal e Processo Penal nos cursos preparatórios presenciais e em EAD para a OAB e concursos públicos Curso Jurídico (Curitiba/PR), Supremo Concursos (Belo Horizonte/MG), Curso Probus (Recife/PE). Servidor público efetivo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR). Advogado militante na área criminal.

  • Rodrigo Faucz Pereira e Silva

    Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pela UniBrasil Professor de Direito Penal e da Clínica de Tribunal do Júri das Faculdades Integradas do Brasil; Professor Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica das Faculdades Integradas do Brasil; Professor da pós-graduação de Direito e Processo Penal da Abdconst (Academia Brasileira de Direito Constitucional). Professor da Especialização de Direito Penal e Processo Penal do Curso Prof. Luiz Carlos. Professor visitante na Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná e da Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE) ; Pós-graduado em Direito Penal Econômico e Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Especialista em Direito Internacional pela Hague Academy of International Law; de Haia, Holanda. Pós-graduado lato sensu em Gestão do Direito Empresarial pela UNIFAE. Possui curso de Formación Especializada en Teoría Crítica de los Derechos Humanos;, pela Universidad Pablo de Olavide, de Sevilha, Espanha; Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba.
    Autor do livro; Tribunal do Júri: o novo rito interpretado;, publicado pela Juruá Editora (260 p), em sua 2a. edição; Advogado criminalista inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Paraná, sob o número 42.207.
    Membro do Instituto Brasileiro de Ciencias Criminais (IBCCrim), da Associação Internacional de Direito Penal, da Associação Brasileira de Professores de Ciências Criminais, da International Bar Association (Associação Internacional de Juristas) e primeiro membro sul-americano da International Criminal Defense Council (Conselho International de Defesa Criminal ICDC); Membro do Painel de Juízes do ICLN/ICC Trial Competition (vinculado ao Tribunal Penal Internacional). Atua na área do Direito Penal, Processual Penal e Direitos Humanos.

  • Rodrigo Luís Kanayama

    Advogado. Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, da Graduação e Pós-Graduação. Ministra as disciplinas de Direito Financeiro, Direito Municipal, Direito Administrativo: Agentes Públicos e Planejamento e Responsabilidade Fiscal. Conselheiro Estadual (suplente) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná. Presidente da Comissão de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná. Membro das comissões de Estágio e Exame de Ordem, e de precatórios, ambas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná.

  • Rodrigo Otávio dos Santos

    Doutor em História pela UFPR, inserido na linha Cultura e Poder; Mestre em Tecnologia pela UTFPR, inserido na linha de pesquisa Tecnologia e Interação; Pós-graduado em Comunicacão Social e Novas Tecnologias; e formado em História pela UFPR. Professor do Programa de Mestrado em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) do Centro Universitário Uninter. Professor do curso de Direito no Centro Universitário Uninter.

  • Rodrigo Pironti Aguirre de Castro

    Pós Doutor em Direito pela U. Complutense de Madrid - Espanha. Doutor em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor da Universidade Positivo - UP. Ex-Procurador Geral do Município de Pinhais. Ex-Presidente da Comissão de Direito de Infraestrutura e estudo das Concessões Públicas da OAB/PR. Ex-Presidente da Comissão de Gestão Pública da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná. Conselheiro Estadual da OAB-PR Gestão 2010-2012 e Gestão 2013-2015. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná - IAP, membro fundador do IBEFP - Instituto Brasileiro de Função Pública, membro fundador do EADA - Instituto de Estudios Avanzados en Derecho Administrativo. Membro do Instituto de Jovens Juristas Ibero-americanos, membro do Instituto Paranaense de Direito Administrativo - IPDA. Membro da Comissão Nacional - CNAI - CFOAB Gestão 2007-2009 e da Comissão Nacional de Direito da Infraestrutura CFOAB - 2013-2015. Vencedor do Prêmio Iberoamericano de Direito Administrativo/Contratual. Vice-presidente do Foro Mundial de Jóvenes Administrativistas. Professor convidado da Universidade de La Plata- ARGENTINA, professor convidado da Universidade de San Nicolas de Hidalgo e da Universidade Tecnológica de Monterrey - MÉXICO. Professor convidado da Escola de Gestão Pública Gallega e da Universidade Complutense de Madrid - ESPANHA. Professor convidado do - Centro Studi Giuridici Latinoamericani - ITÁLIA. Professor de graduação e pós-graduação da Universidade Positivo. Professor de pós-graduação do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Professor do MBA em Gestão Pública do Instituto Alleanza. Professor e coordenador do MBA satelital em Governança e Gestão Administrativa da UNINTER-INFOCO (Licitações e Contratos e Controle da Administração Pública) Professor da Escola Superior de Advocacia - ESA. Autor das Obras: Processo Administrativo e Controle da Atividade Regulatória (Ed. Fórum) e Sistema de Controle Interno: uma perspectiva do modelo de gestão pública gerencial (2ª edição. Ed. Fórum). Coordenador e co-autor de várias obras jurídicas, dentre as quais: ?Direito Administrativo Contemporâneo estudos em memória ao professor Manoel de Oliveira Franco Sobrinho. BACELLAR FILHO, Romeu Felipe; MOTTA, Paulo Roberto Ferreira; CASTRO, Rodrigo Pironti Aguirre de. (Coordenadores). Belo Horizonte: Ed. Fórum. 2005; Serviços Públicos estudos dirigidos. CASTRO, Rodrigo Pironti Aguirre de. Ed Fórum (2007) Lei e Responsabilidade Fiscal: estudos em comemoração aos 10 anos da LC 101/00. Rodrigo Pironti Aguirre de. Editora Fórum, 2010. Autor de vários artigos em periódicos legais e conferencista em âmbito nacional e internacional. Advogado sócio da banca Pironti Advogados.

  • Rodrigo Régnier Chemim Guimarães

    Possui especialização em Ciências Penais (1992) e mestrado em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2001) e é doutorando em Direito de Estado pela mesma Universidade (2011). Atualmente é Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, professor adjunto de processo penal - Unicuritiba, professor do Curso de Pós-Graduação em Direito Criminal do Unicuritiba; professor de processo penal da FAE - Centro Universitário Franciscano, em Curitiba, professor de processo penal da ESMAFE/PR, professor de processo penal da EMAP e professor de direito processual penal da  FEMPAR. É Coordenador da Pós-graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal do Unicuritiba. Atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas processuais penais; ministério público e investigação criminal; processo penal; controle externo da atividade policial; leis penais especiais; crimes do colarinho branco; reforma do processo penal.

  • Rosaldo Trevisan

    Graduado em Administração (1997) e em Direito (2003). Pós graduado em Direito Internacional (2004), Mestre em Direito pela PUC/PR (2008) e Doutorando em Direito pela UFPR (2012). Áreas de atuação e interesse: legislação aduaneira, tributos incidentes sobre o comércio exterior, regulamento aduaneiro, código aduaneiro do Mercosul, direito aduaneiro, direito tributário, direito da integração - Mercosul, direito dos tratados, direito internacional, direito constitucional e teoria da argumentação. Especialista em temas aduaneiros credenciado pela Organização Mundial de Aduanas e consultor do Fundo Monetário Internacional. Conselheiro representante da Fazenda no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF/MF).

  • Sandro Gilbert Martins

    Doutor (2009) e Mestre (2001) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professor da Faculdade de Direito de Curitiba (UNICURITIBA), Professor de Processo Civil do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar e Professor de Processo Civil da Escola da Magistratura do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de conhecimento, recursos, teoria geral da execução, defesa do executado, procedimentos especiais. 

  • Sandro Mansur Gibran

    Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1996), Mestre em Direito Social e Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e é Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Curitiba - UniCuritiba, também de Direito Empresarial e de Direito do Consumidor da Faculdade de Direito do Centro Universitário Curitiba - UniCuritiba -, de Direito Empresarial junto ao Centro de Estudos Jurídicos do Paraná e junto à Escola da Magistratura Federal do Paraná, além de coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial do Centro Universitário Curitiba - UniCuritiba - e advogado. Tem experiência na área de Direito Empresarial.

  • Sandro Marcelo Kozikoski

    Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Adjunto da Faculdade Nacional de Direito (FND) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador da Especialização de Direito Processual Civil da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Vice-Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná (OAB/PR). Professor do Curso de Especialização em Direito Processual do Instituto Romeu Felipe Bacellar. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr). Sócio do escritório Pansieri & Kozikoski Sociedade de Advogados. 

  • Sérgio Cruz Arenhart

    Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1998) , doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2002) e pós-doutorado pela Università degli Studi di Firenze (2010). Atualmente é Procurador da República do Ministério Público Federal, Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná, Membro de corpo editorial da Gênesis. Revista de Direito Processual Civil, Membro de corpo editorial da Revista Jurídica (Porto Alegre) e professor da Escola Superior do Ministério Público da União. Tem experiência na área de Direito. Atuando principalmente nos seguintes temas: tutela, técnica, processo, inibitória. 

  • Sergio Fernando Moro

    Juiz Federal no Tribunal Regional Federal da 4ª Região; Mestre e Doutor pela Universidade Federal do Paraná.

  • Sérgio Karkache

    Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialista em Direito Tributário e Processual Tributário pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR); Procurador da Fazenda Nacional; Professor da Escola de Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE/PR); Escola Superior da Procuradoria da Fazenda Nacional (ESPGFN); Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF), e Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST/PR); membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/PR; Ministrou centenas de cursos preparatórios para concursos públicos (Auditor da Receita, Técnico e Analista da Receita, Técnico Fazendário, Analista de Tribunais, dentre outros) e módulos em cursos de pós-graduação em Direito Tributário. 

  • Sérgio Staut Júnior

    Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1999), Mestre (2002) e Doutor (2009) pelo Programa da Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Fez pós-doutorado na Università degli Studi di Firenze, Itália (entre 2014 e 2015). Atualmente é professor Adjunto de Teoria do Direito nos Cursos de Graduação e Pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná - UFPR, professor Adjunto de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, professor de Fundamentos do Direito no Mestrado em Psicologia Forense da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, professor do Centro de Estudos Jurídicos do Paraná - Curso Luiz Carlos, professor da Escola da Magistratura Federal do Paraná - ESMAFE, professor da Escola da Magistratura do Paraná - EMAP e professor da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná - Fempar. Tem experiência nas áreas de Teoria do Direito, Introdução ao Estudo do Direito, História do Direito e Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: posse, propriedade e direitos autorais. Advogado, membro da Comissão de Responsabilidade Civil da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná.

  • Sólon Linhares

    Pós-doutor em direito penal econômico pela Università degli Studi di Palermo/ITA (em andamento). Pós-doutor em direito penal pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (em andamento). Doutor em Direito Penal Econômico pela PUCPR. Mestre pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Especialista em Execução de Políticas de Segurança Pública pela Academia Nacional da Polícia Federal/Brasília-DF. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal Econômico e Teoria Geral do Direito Penal. Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, níveis graduação e pós graduação. Professor Titular do Centro de Estudos Jurídicos do Paraná. Coordenador da Pós Graduação, nível especialização em Segurança Pública da PUCPR. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico. Servidor Público Federal. Ministério da Justiça.

  • Tarciso Dalmaso

     

  • Tiago Gagliano

    Pós-doutor pela Universidad de León/Espanha. Pós-doutorando pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor da Escola da Magistratura do Estado do Paraná (EMAP). Membro do Conselho Científico da mesma Instituição e pesquisador do Núcleo de Pesquisa Jurídica (NUPEJ), coordenando o grupo referente às motivações das decisões judiciais.
    Professor da Escola da Magistratura Federal em Curitiba (ESMAFE). Coordenador do Curso de Argumentação Jurídica ministrado nas Escolas da Magistratura dos Estados do Paraná (EMAP), Santa Catarina (TRT - 12ª Região) e Tocantins (ESMAT). Coordenador da Pós-graduação em teoria da decisão judicial na Escola da Magistratura do Estado de Tocantins (ESMAT). Integrante do grupo Justiça, Democracia e Direitos Humanos, sob a coordenação da Professora Doutora Claudia Maria Barbosa. Integrante do Núcleo de Fundamentos do Direito sob a coordenação do Professor Doutor Cesar Antônio Serbena, UFPR. Integrante do Núcleo de Pesquisa \"Constitucionalismo e Democracia\" sob a coordenação da Professora Doutora Vera Karam de Chueiri. Associado fundador do Instituto Latino-Americano de Argumentação Jurídica (ILAJJ). Juiz de Direito Titular da 2ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Curitiba.

  • Vicente de Paula Ataíde Junior

    Professor de Direito Processual Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Juiz Federal titular da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Paraná (em Curitiba). Professor de Direito Processual Civil do Instituto Romeu Bacellar. Foi Promotor de Justiça do Ministério Público de Rondônia (1996-2002). Pesquisa a construção de um novo método para a investigação e a produção do Direito Processual Civil, com base no pragmatismo jurídico.

  • Vinícius Klein

    Doutor em Direito Civil pela UERJ
    Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UFPR
    Visiting Scholar na Universidade de Columbia em 2012
    Professor de Direito e Economia da UFPR
    Procurador do Estado do Paraná

  • Vladimir Passos de Freitas

     

  • Wanderson Castilho

    Perito em análise de computadores, bacharel em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e autor dos livros “Mentira: um rosto de muitas faces” (2009), “Manual do Detetive Virtual”(2011) e “Você sabe o que seu filho está fazendo na internet?” (2014), todos publicados pela Editora Matrix. Possui experiência como perito judicial há mais de 15 anos, em casos como:

    • veracidade de e-mail,
    • procedência de e-mail,
    • procedência de postagem e comentário em rede social e comunidade digital,
    • perícia de arquivos armazenados em hardware,
    • investigação de trânsito de dados,
    • autenticidade de documento eletrônico,
    • análise de imagem digital (vídeo e foto),
    • investigação de perfil falso,
    • investigação de perfil anônimo,
    • investigação de blogs apócrifos,
    • identificação de licenças de softwares.

    É pioneiro no Brasil no combate ao crime digital e possui o índice de 97% de casos solucionados com sucesso, como difamação, vazamento de informações, espionagem industrial, roubo de senhas, pedofilia, entre outros.

    É membro consultor da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP.

    É especialista em Análise Forense Digital, pela Paraben e AccessData, USA.
    Fundador do BATI/Brasil (Behaviour Analysis Training Institute), que oferece capacitação em técnica de entrevista investigativa ética, com enfoque judicial, para profissionais de segurança e operadores do Direito.
    Possui experiência internacional como especialista em crimes digitais nos Estados Unidos da América, África, Canadá, Chile e Argentina.

  • Zenildo Bodnar

    Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), Mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2003); Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (PGAU - Cidade) pela UFSC na linha de pesquisa Meio Ambiente e Planejamento Urbano; Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), Pós Doutorado em Direito Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina e Pós Doutorado em Direito Ambiental na Universidade de Alicante (Espanha). Registrador de Imóveis em Videira - SC. Foi Juiz Federal na 4a Região (2001 a 2015), inclusive na Vara Ambiental de Florianópolis e Titular da 3a Turma Recursal de Santa Catarina. Professor no Doutorado e Mestrado em Ciência Jurídica e no Mestrado em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí; É professor da Escola Superior da Magistratura Federal de Santa Catarina; ESMAFE/PR - Escola Magistratura Federal do Paraná, Escola Superior da Magistratura Estadual de Santa Catarina e na Escola do Ministério Público em Santa Catarina. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Ambiental, Processual e Processo Coletivo, Urbanístico, Constitucional e Tributário. Atua como docente nos cursos da ENFAM - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Ocupa a cadeira n. 07 da ACALEJ - Academia Catarinense de Letras Jurídicas. Foi magistrado federal por aproximadamente 15 anos, continua lecionando na Escola Superior da Magistratura Federal de Santa Catarina, mas atualmente está na atividade extrajudicial (cartórios), cujo aspecto positivo é que continua fazendo concursos e tendo contato direto com estratégias para melhor rendimento em provas.